sábado, 10 de fevereiro de 2007

O Parto

O principezinho de seu nome Guilherme estava tão bem dentro da minha barriguita que precisou de uma pequena ajudita para nascer! A indução do parto foi marcada para 15 de Dezembro de 2006.
Às 8h em ponto eu e o papá do principezinho estavamos na Maternidade Julio Dinis ansiosos pelo momento de o podermos ter no nosso colo e de lhe darmos todo o carinho que à muito sonhavamos dar.
Feita a indução seguiram-se horas entre CTG durante cerca de 1 hora, 3 horas de passeio no piso de partos, mais 1 hora de CTG, mais 3 horas de passeio pelo piso de partos... isto até por volta das 19h30, hora em que o médico que me veio fazer o toq me autorizou a jantar e a descansar uma vez que continuava sem sinal de contracções e de dilatação.
A fome e a sede já eram grandes e aquele pequeno jantar pareceu-me um manjar!
Após o jantar sentei-me juntamento com o ansioso papá a ver o telejornal. Comecou então a dar-me uma pequena moedeira na barriguita e pouco depois comecei a ter umas pequenas contracções. Como era perfeitamente suportavel e segundo o medico "o parto ainda estava muito atrasado" achei que não seria nada e pouco depois despedi-me do papá que estava faminto e também muito cansado e fui-me deitar.
As contracções comecaram então a revelar-se... chamei a enfermeira, tentou-me fazer o toq mas as dores eram de tal forma que só numa segunda tentativa e após muto choro meu conseguiu ver que já estava com 3 dedos de dilatação.
Era 00h quando fui transferida para a sala de partos, antes disso chamei o papá que cansadito tinha acabado de se deitar. A médica achava que não o deveria chamar logo e devia deixa-lo descansar, mais tarde quando elas achassem que estava na hora chamavam-no. Mas eu precisava dele ao meu lado, e não fossem elas não o chamar a tempo o melhor era prevenir.
Uma hora depois chegava o papá, e já eu me torcia toda com dores e à espera do anastesista que se encontrava num parto de cesariana. Felizmente pouco depois chegou o anastesista, 3 minutos depois a Epidural fazia efeito e as dores sumiram todas. Bendita Epidural, é fantástica!
Dormi uma soneca, eu na cama e o papá num cadeirão ao meu lado. Por volta das 04h as contracções acordaram-me novamente, chamei a enfermeira que me aumentou à dose mas pouco, segundo ela não queria que eu perde-se a vontade de "puxar" quando chegasse a hora.
Fez-me o toq, 7 dedos de dilatação.
Saiu e entrou então a obestetra e uma enfermeira. Como eu continuava cheia de dores aumentou-me novamente a dose e desta vez as dores sumiram todas.
Por volta das 4h30 começo a dar-me a vontade de "puxar e puxar". Novo toq, ainda não estava na hora, o principezinho ainda estava a rodar a cabecita. Consegui reter os puxos mas por volta das 5h já não aguentava mais e então lá tive "autorização" para puxar.
E puxei e puxei e voltei a puxar mas nada...Que desespero! Após muitos puxos e já exausta éis que... nasce o nosso principe! Eram 5h25. Tinha 4Kg e 52 cms! Lindo, lindo, lindo! A sensação de o sentir a sair de dentro de nós é indescritivel e inesquecivel... Logo depois foi posto no meu colinho, a emoção era tanta que eu nem sabia como tocar-lhe... O papá choroso e emocionado cortou o cortão umbilical e asssitiu de pertinho aos testes feitos pela pediatra e ao seu primeiro banhinho.
Depois de vestido foi posto ao meu lado para a sua primeira mamada, enquanto eu era cozida. (Além da episiotomia, ele vinha com a mãozita à super homem e ainda me rasgou mais um bocadito).
Foi direitinho à maminha da mamã e foi só puxar pelo leitinho, que na altura ainda era mesmo muto pouquito, se não fosse o suplemento tinha passado muita fominha nos 2 dias que teve na maternidade!
E a partir desse momento o principezinho teve todo o carinho que merecia...

E como o relato já vai longo... não quero terminar sem salientar o atendimento na Maternidade...foi excelente, medicas, enfermeiras, auxiliares... tudo do melhor que há. Profissionais, simpaticas, meigas, sempre disponiveis... Recomenda-se!
E o papá... o papá portou-se sempre tão bem.... Obrigada por seres como és :)

1 comentário:

Pipoquita disse...

Olá!
Viemos espreitar o vosso cantinho!
Adorei a descrição do parto do Guilherme, é tão bom quando tudo corre bem!
Ainda tenho o parto da minha Beatriz muito fresco e ao ler o relato do teu, fico ainda muito emocionada!
Sem dúvida de que é uma benção sermos mães!
Uma beijoca e espero poder acompanhar o crescimento do Guilherme!

Beijinhos nossos

Filipa & Beatriz