domingo, 11 de fevereiro de 2007

Antes de ser mãe...


Antes de ser mãe eu fazia e comia refeições quentes.
Usava roupa sem manchas.
Tinha calmas conversas ao telefone.
Dormia tão tarde quanto quisesse e nunca me preocupava com as horas em que iria para a cama.
Escovava os meus cabelos sem pressa.
A minha casa estava limpa todos os dias.
Nunca tropessava em brinquedos ou canções de embalar.
Não me preocupava se as minhas plantas eram venenosas.
Não sabia que existiam protetores de tomadas.
Antes de ser mãe nunca ninguem tinha vomitado ou cuspido em mim.
Nunca tinha sido mordida ou beliscada por dedos minusculos.
Tinha controle da minha mente, dos meus pensamentos, do meu corpo e do meu tempo.
Dormia de noite.
Antes de ser mãe nunca tinha segurado numa criança a chorar para que podessem fazer exames ou aplicar vacinas.
Nunca havia experimentado a maravilhosa sensação de amamentar e saciar um bebé faminto.
Nunca tinha ficado tão gloriosamente feliz por causa de um simples sorriso.
Nunca me tinha sentado ao meio da noite para ver um bebé dormido.
Nunca tinha segurado um bebé dormindo só porque não queria deixa-lo.
Nunca tinha sentido o meu coração partir em um milhão de pedaços porque não consegui parar uma dor.
Eu nunca imaginaria que algo tão pequeno pudesse afectar a minha vida.
Eu nunca soube que eu amaria ser mãe.
Antes de ser mãe...
Eu não conhecia o calor, a alegria, o amor, a preocupação, a plenitude ou a satisfação de ser mãe.
Eu não sabia que era capaz de sentir tudo isto com tanta intensidade.
Antes de ser mãe...

(Afonso Romano de Sant'ana)

1 comentário:

Sónia (SRA) e Joaninha disse...

Olá Joana,

Eu sou mãe de uma Joaninha que é exactamente como o teu guilherme, adora banhinho e quem lhe der um candeeiro da-lhe tudo. Muitas felicidades para os dois.